sábado, 22 de outubro de 2011

Os Cangaceiros na RECORD


Hoje 22/10/11 o grupo folclórico e cultural Os Cangaceiros de Paulo Afonso teve o imenso prazer de receber a equipe da rede record de televisão em seu habitat . O cangaço está cada vez mais presente nas nossas vidas e no nosso dia-a-dia, nada mais justo do que tentarmos entender melhor este tão mistérioso e magnífico mundo nordestino.
Há mais ou menos duas semanas atrás o produtor executivo da rede record de São Paulo entrou em contato com este semi-analfabeto que vos escreve mostrando grande interesse de gravar uma matéria com o nosso grupo,que prontamente se disponibilizamou para a gravação.
Conversa vai e conversa vem ficamos todos anciosos para que tudo desse certo,até que no dia 19/10 o produtor Cristiano compareceu em reunião na nossa sede para dar a resposta final se averia a matéria ou não,embora nos tenha feito esperar muito devido ao maluco horário de verão que confundiu completamente a cuca do produtor a resposta esperada por nós foi confirmada.
Em breve postarei novas informações sobre quando e qual o programa em que iremos ser exibidos,certamente será o DOMINGO ESPETACULAR ou REPÓRTER RECORD,possivelmente no finalzinho do mês de novembro ou no começo de dezembro.
Sem esquecer da nossa coiteira madrinha diretora de cultura de Paulo Afonso Glória Lira, que sempre nos ajuda na questão do transporte.


 este blogueiro,Gerson de Souza

Gerson e o famigerado Jararaca


 zabelê

soldados encenando

domingo, 16 de outubro de 2011

Anatomia Nordestina



Pois é bem assim mermo...
só que ainda faltou:


Imbigo
Ispinhaçu
Cambito
Sabunetêra
Zunha
Gogó (nó)
Quarto


FONTE:  http://www.conversasdosertao.com/

sábado, 8 de outubro de 2011

Paulo Afonso recebeu Nairon Barreto( ZÉ LEZIN ) e o ator José Dumont( TENENTE ZÉ RUFINO no filme Lampião e Maria Bonita ).

Nesta sexta-feira(07) a cidade de Paulo Afonso recebeu um dos maiores humoristas do Brasil,o paraibano arretado qui só a mulesta Nairon Barreto,o popular Zé Lezin,que pode proporcionar um verdadeiro show de gargalhadas em massa com a sua saga de um matuto.Todos que foram ver o humorista nao se arrependeram,até porque não é todo dia em que um ícone desses do humor brasileiro está em nosso meio-literalmente.Após sua apresentação a munvuca como diz o próprio Zé Lezin,atacou-lhe com flashs e mais flashs.
Mas o que mais chamou a atenção daqueles que realmente apreciam uma boa cultura,não foi somente o espetáculo do humorista,mas sim a humildade,sábias palavras e paciência do ator da rede record José Dumont,que atuou nas gravações do filme Lampião e Maria Bonita como o carrasco tenente Zé Rufino,atuou também no filme de grande sucesso nacional:Dois Filhos de Francisco,como o impresário dos irmãos Camargo e Camarguinho( Zezé di Camargo e Luciano ),e recentemente gravou a novela OS MUTANTES,entre outros trabalhos no cinema e na teledramaturgia.
Poucas pessoas sabem,mas,José Dumont é natural do estado de Alagoas da cidade de Delmiro Gouveia próxima à Paulo Afonso.Ao usar as palavras,Zé Dumont foi ensurdecedouramente aplaudido,emocionado,o ator ajoelhou-se perante o público,demostrando mais uma vez gratidão e HUMILDADE,coisas essas que são essenciais na vida do ser humano.
Assemelhei as bonitas palavras ditas por Zé Dumont,as palavras ditas pelo ilústre Paulo Gastão durante o III Seminário de Centenário de Maria Bonita que aconteceu em março deste ano em Paulo Afonso,as quais exatas palavras não me recordo,mas,lembro-me perfeitamente da mensagem em que Paulo Gastão quis nos transmitir.
Parabéns a todos que contribuíram com este show de cultura e vida diretamente e indiretamente,principalmente a (Fundeg)-Fundação Delmiro Gouveia,CHESF e Prefeitura de Paulo Afonso.
A programação nao encerrou-se por inteira,daqui em diante a programação será realizada em Delmiro Gouveia-AL.
 Durante apresentação de Zé Lezin
 Cartaz do filme Lampião e Maria Bonita
Ator José Dumont
Simpatia,humildade e sabedoria em pessoa

Zé Lezin

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

14° Semana Delmiro Gouveia

ENTRADA GRATUITA
A partir do dia 6 de outubro inicia a 14ª Semana Delmiro Gouveia. O evento, que está na sua 14ª edição, terá sua abertura oficial em Maceió e conta, em toda a sua realização, até o dia 10, com a participação do ator José Dumont.
A programação, recheada de representações culturais, terá exposições, palestras, homenagens e show do humorista Zé Lezin. A novidade deste ano é que um dia desta programação, 7 de outubro, será realizada na cidade baiana de Paulo Afonso, parte integrante da história de desenvolvimento do município de Delmiro Gouveia.
Para o coordenador da Semana, Edvaldo Nascimento, a festa se consolida a cada ano. "Há 14 anos estamos preservando a cultura não só de Delmiro Gouveia, mas da região do sertão. Para nós é uma honra poder reunir uma programação tão vasta como esta e ver este evento se consolidar a cada ano", frisou.
A Semana Delmiro Gouveia tem como principal objetivo preservar a cultura delmirense e alagoana, em especial a do sertão. O evento é realizado pela Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg). Confira a programação completa:

Dia 06 de outubro - Maceió (AL)
Solenidade de abertura da 14ª Semana Delmiro Gouveia - 16h00Instituto Histórico Geográfico de Alagoas
Mesa Redonda: As tentações e a resistência da cultura popular nordestina como expressão de um povo
Palestrantes: José Dumont (Ator), Elcio Verçosa Filho (Cineasta) e Dennes Queiros (Repórter)
Cordenação: Professor Jaime Lustosa de Altavila

Apresentação Cultural: Gilberto Alves (Cantoria de Viola)

.:.

Dia 07 de Outubro - Paulo Afonso (BA)
Solenidade de abertura da 14ª Semana Delmiro Gouveia - 18h00Espaço Cultural Lindinalva Cabral
Apresentação do coral da UNEB - Canto da Terra
Apresentação Teatral - O Sertão é Lindo: Caatinga Buliçosa (Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro - APDT)
Mesa Redonda: As tentações e a resistência da cultura popular nordestina como expressão de um povo
Palestrantes: José Dumont (Ator), Dennes Queiros (Repórter) e Edvaldo Nascimento (Mestrando em Educação Brasileira pela UFAL)
Show com o humorista Zé LezinEspetáculo: A Saga de um Matuto

.:.

Dia 08 de outubro - Delmiro Gouveia (AL)
Visitações:Fábrica da Pedra
Museu Regional Delmiro Gouveia
Usina Hidrelétrica de Angiquinho


Exposições:*
Gritos da Caatinga - Curador Paulo Soares
Usina Hidrelétrica de Angiguinho

Delmiro Gouveia: O Modernizador do Nordeste - Curador Frederico Pernanbucano de Melo/Pesquisa histórica Edvaldo Nascimento

Feira de Artesanato*

Mesas Redondas:*
- Chateaubriand e Delmiro: Chatô na construção do mito Delmiro - 09h00Dilton Maynard, Edvaldo Nascimento e Voldir Ribeiro
Escola Franscisca Rosa da Costa

- Delmiro Gouveia: a imprensa e a história - 14h00Dennes Queiros, Alberto Cosmo Gonçalves e Michael Gouveia
Escola Francisca Rosa da Cosa

Os Cangaceiros: Ensaio de uma interpretação sociológica
Escritor Luís Bernado Pericás
Escola Teorema


Oficinas:*
- História da Arte: arte e ciência no Renascimento - 14h00 às 18h00Coordenação: Débora Souza Cruz (bolsita PET)/Professor: Dr. Dilton Maynard
Escola Teorema

- Metodologia Científica: Noções Básicas da ABNT (Turmas I e II)Coordenação: Carolline Acioli (bolsista PET)/Professor: Dr. Dilton Maynard
Escola Luís Augusto de Menezes - 09h00 às 12h00
Escola Watson Clementino de Gusmão - 14h00 às 18h00

- Aprendendo sobre as redes sociais (Turmas I e II) - 14h00 às 18h00Coordenação: Pedro Carvalho (bolsista PET)/Professor: Dr. Dilton Maynard
Escola Luís Augusto de Menezes

- Oficina de dança para a terceira idadeCoordenação: Curso de dança da UFAL
Auditório das Rádios Delmiro AM/FM


*Eventos acontecerão nos dias 08/10 e 09/10

Lançamento de livrosDelmiro Gouveia: Era uma vez no sertão
Alberto Cosmo Gonçalves


Cerimônia em homenagem a Antônio Carlos Azevedo de Menezes - 16h00Participação do ator José Dumon, repórter Dennes Queiros e Família Menezes
Espaço Oásis

Festival de Música Universitária, Etapa Sertão - 18h00
Shows:Clã Brasil - 22h00
Meninos do Forró - 23h00
Praça Nossa Senhora do Rosário


.:.

Dia 09 de outubro - Delmiro Gouveia (AL)
Visitações:Fábrica da Pedra
Museu Regional Delmiro Gouveia
Usina Hidrelétrica de Angiquinho

ExposiçãoGritos da Caatinga - Curador Paulo Soares
Usina Hidrelétrica de Angiquinho

Shows:Zé Lezin - 21h00
Gean Ramos - 22h00
Jorge Papapá - 23h00
Praça Nossa Senhora do Rosário


.:.

Dia 10 de outubro - Delmiro Gouveia (AL)
Alvorada (Praça do Cruzeiro)Visita ao Túmulo Delmiro Gouveia - 06h00
Sessão SoleneEntrega do Título de Cidadão Delmirense - 10h00
Câmara de Vereadores
Ana Dayse Dórea Rezende, Juvenal Machado da Silva e Virgílio Gonçalves
Apresentação: Inácio Loiola e Edvaldo Nascimento

Culto ecumênico em AngiquinhoCerimônia de Aspersão das Cinzas de Maria Helena Gouveia, neta de Delmiro Gouveia - 15h00
Síto Histórico de Angiquinho

Missa na Escadaria da Fábrica da Pedra - 18h00
Encerramento da Semana Delmiro GouveiaPresença do Dr. José Pedro Alcântara Junior
Diretor Administrativo da CHESF

domingo, 2 de outubro de 2011

Convocação de Reunião


Próximo domingo dia 09 de novembro,começará as reuniões semanais preparátorias para o Carnaval de 2012,cangaceiros,associados e simpatizantes do grupo estão todos convidados a participarem,lembrando também que nos sábados que antecedem as reuniões serão realizados os lazares,ou seja,vai ter muita ÁGUA QUE PASSARINHO NUM BEBE.

Também começaremos as comemorações de 24 anos de aniverssário de fundação da Associação Folclórica e Comunitária Os Cangaceiros de Paulo Afonso,que tem como fundador e atual presidente o Sr°Heleno José(nosso guerreiro).